Pesquisar
Close this search box.

Bolsa de valores B3, algumas curiosidades

Bolsa de valores B3, algumas curiosidades

A bolsa de valores B3 é um mercado onde são negociadas ações de empresas e outros títulos financeiros, portanto, tem como objetivo que empresas e governos possam captar recursos financeiros para vender ações e títulos à investidores.

Os investidores podem negociar esses títulos como resultado a obtenção de lucro ou investir em empresas que acreditam que vão se desenvolver bem no futuro.

A bolsa de valores B3 também fornecem informações financeiras e de mercado para ajudar, como consequência, os investidores a tomar as melhores decisões.

 Entenda Como Funciona a B3 na Prática

A bolsa de valores B3 funciona como um mercado organizado para a negociação dos ativos financeiros. O mais popular ativo é a ação (parte de uma empresa).

Apesar dela ser conhecida , há diversos outros segmentos na sua estrutura como:

  • Mercado à vista
  • Derivativos listados
  • Derivativos de balcão
  • Ativos de renda fixa
  • Crédito imobiliário
  • Financiamento de veículos

Concluindo, a bolsa de valores B3 funciona como um ponto de encontro entre os negociantes que querem vender e os que pretendem comprar os ativos financeiros.

Portanto, ela também tem a função de estabelecer as regras de negociações com o objetivo de tornar o ambiente transparente e seguro, então, seus investidores podem ficar mais tranquilos com seu dinheiro.

Você pode investir em ações através de uma corretora de valores, da mesma forma, através de alguns bancos credenciados juntos a B3.

Ao realizar uma operação, a bolsa de valores B3 é responsável por fazer a compensação, registro e a atualização dos papéis dentro deste ambiente.

Cada investidor pode se cadastrar, como resultado, receberá um recibo, por email, informando as operações realizadas naquele dia, tudo feito com muita transparência e confiabilidade.

Há mais duas funções desempenhadas pela bolsa de valores:

  • Primeiro -> Agente de custódia
  • Segundo -> Agente de clearing

Em outras palavras, a bolsa B3 pode parecer complexa e difícil de entender, mas na realidade não é tão complicada assim, no entanto, você acompanhando, verá que é mais fácil do que imagina.

O mais importante é acompanhar diariamente, na prática que veremos, e poderemos entender como é o ritmo das negociações. Por exemplo, se um investidor da B3 está acompanhando o desempenho, provavelmente já observou que as métricas estão sempre mudando, como a cotação de cada investimento.

Por que essas variações acontecem com tanta frequência?

Certamente, esses ativos, são avaliados com base nas expectativas do investidor em relação ao mercado e no nível de segurança que eles oferecem, como resultado, essa variação constante nos ativos.

Em resumo, vamos perder o receio, tirar nossas dúvidas e investir para conquistarmos um futuro promissor.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.